top of page

Cavalo Marinho pernambucano e o Bumba meu boi maranhense se encontram em espetáculo de Teatro de Rua

SINOPSE:

Catirina é a figura da mulher preta que se espalhou pelas diferentes brincadeiras populares do Brasil e nesse espetáculo ela vem brincando com o Mateus do cavalo marinho pernambucano e Chico do bumba-meu-boi do Maranhão, a narrativa vem nos contar sobre a vida por trás do brinquedo, a luta diária pelo sustento. O espetáculo é uma metáfora para falar da nossa vida de brincante, de nossas lutas diárias, das encruzilhadas, das escolhas entre amores, amar a brincadeira, mas também lutar pela sobrevivência e é também manifesto, onde nós brincantes, figuras moventes, máscaras ambulantes, guerrilheiros da arte, expressamos nosso amor dividido, nosso amor dilacerado, entre sobreviver e ser, entre parar e existir, entre ir ou ficar. A metáfora do artista popular, dividido entre dois amores.


crédito: Adriano Lima

O espetáculo é fruto do Projeto de Pesquisa Abre a Roda : Corpo e Cena no Teatro de Rua que tem o Incentivo do FUNCULTURA/PE. É um trabalho que experimenta a partir de duas brincadeiras populares nordestinas, o cavalo marinho de Pernambuco e o bumba meu boi do Maranhão tendo as figuras de Catirina, Chico e Mateus como protagonistas desse enlace. A encenação apresenta alguns aspectos da ritualidade, musicalidade, dança e comicidade dessas brincadeiras, mas também revela o sujeito social por trás do brincante, sua condição social e racial e as outras facetas de seus papéis no cotidiano. Provocando o público a olhá-los como sujeitos em enfrentamento cotidiano para sobrevivência, contra o preconceito e pela manutenção de sua arte.


Este projeto de pesquisa realizado plea Trupe Circuluz, promoveu diversas ações:de formação, experimentações teórico-práticas sobre corpo e espaço cênico, oficinas, debates, treinamentos para atores e atrizes e agora como finalização serão realizadas apresentações públicas.


A Trupe Circuluz realizará presentações artísticas pela Região Metropolitana do Recife com a estreia do Espetáculo CATIRINA ENTRE DOIS AMORES durante o Seminário Onjè Iná : Comida de Fogo, iniciativa do Terreiro Ilé Àse Orisanla Talabi. A encenação além de experimentar a partir das brincadeiras populares nordestinas, também explora diferentes formas de atuação no espaço urbano, utilizando a roda, o cortejo ou cena em coro e performances simultâneas, desenvolvendo uma dramaturgia que ora dialoga com a fragmentação e o performático ora com a roda de rua. Abaixo você confere o cronograma de apresentações na Região Metropolitana do Recife


FICHA TÉCNICA

Atores: Iure Lira, Janilson Puran, Marília Vilas Boas, Márcio Silva e Raquel Franco

Texto e Encenação: Raquel Franco

Músico: Heidson Chapa

Produção Executiva: Alexandre Menezes

Registro Audiovisual: Adriano Lima

Designer Gráfico: Rafael Dayon e Marília Vilas Boas


créditos: Adriano Lima

CRONOGRAMA:

NOVEMBRO E DEZEMBRO 2019

Espetáculo | Catirina entre dois Amores

ESTRÉIA [Dia 23 - 18h] Sede do Ilé Àse Orisanla Talabi, Artur Lundgren I, Paulista – PE.

Dia 24 - 16h] Praça da Paz, Bairro da Cidade Tabajara, Olinda-PE

[Dia 26 - 19h] Praça Dezessete, Bairro de Santo Antônio, Recife – PE

[Dia 28 - 17h] Praça do Diário, Recife – PE









Post em Destaque
Curta Trupe Circuluz
bottom of page