top of page

Oficina gratuita com o Grupo de Teatro de Rua Loucos e Oprimidos da Maciel Pinheiro


Foto: Miguel Igreja


A iniciativa conta com incentivo do Funcultura e as inscrições começam sexta-feira 25 de junho e seguem até 05 de julho de 2021. Os únicos pré-requisitos para participar é ter idade mínima de 17 anos e ter alguma experiência na área de artes cênicas


Para dar início a primeira, da série de três oficinas, o projeto Circularidades: A formação em grupo no Teatro de Rua de Pernambuco abre inscrições gratuitas para a oficina “A Poética e a Musicalidade dos Loucos nos 14 anos de Rua”, nos dias 10 e 11 de julho, das 14h às 17h, pelo Google Meet.


A oficina é voltada para estudantes de teatro, atores, atrizes, grupos, coletivos de teatro, pesquisadores, professores e professoras de teatro, instituições de formação em artes cênicas. Serão 20 vagas e as inscrições começam nesta sexta-feira 25 de junho e seguem até 05 de julho de 2021. Os únicos pré-requisitos para participar é ter idade mínima de 17 anos e ter alguma experiência na área de artes cênicas.


Os participantes serão convidados para uma troca de experiências com o grupo, mergulhando em seus processos de criação artística; roteiros/textos poéticos/dramáticos, dos quadros, além da composição e elaboração das músicas até a montagem e construção da cena teatral. Haverá momentos voltados para o processo de criação musical e também para criação do roteiro e da cena poética, utilizando como método e instrumentos pedagógicos: o teatro popular de rua, a poesia e a música popular pernambucana.


Os interessados podem fazer sua inscrição - https://bit.ly/3gM3hl1. Os inscritos receberão o link de acesso no e-mail cadastrado no momento de sua inscrição.


O projeto Circularidades: A formação em grupo no Teatro de Rua de Pernambuco tem o objetivo de analisar, divulgar e fomentar os processos pedagógicos de formação das atrizes e atores nos núcleos dos grupos de Teatro de Rua em Pernambuco por meio de oficinas e debates. A iniciativa é da Trupe Circuluz de Olinda em parceria com o Nutrua - Núcleo de Estudos em Teatro de Rua da UFPE e conta com o incentivo do Funcultura. Ao final será criado uma revista online com artigos produzidos, a partir da experiência vividas no projeto e disponibilizada de forma gratuita.


Foto: Adriano Lima / Angola Filmes


Sobre os Loucos e Oprimidos da Maciel

O Grupo de Teatro de Rua Loucos e Oprimidos da Maciel surgiu em 15 de julho de 2007, através de um coletivo de artistas frequentadores da Praça Maciel Pinheiro, reduto da boemia do centro do Recife/PE. O objetivo do grupo é trabalhar a poesia genuinamente pernambucana através de pesquisas, laboratórios e jogos teatrais, buscando uma linguagem própria para o fazer teatral de rua da trupe. Dentre os trabalhos do grupo pode-se citar o espetáculo “Do Moço e do Bêbado Luna/2007, “Pólo Marginal – Opereta de Rua/2010”, “O Canto das Sete Colinas/2011” (Trupe do Patrimônio), em 2013, realiza o 1º Atos Poéticos Loucos e Marginais – Uma homenagem Carlos Salles, tendo sua 2a edição no ano seguinte.


SERVIÇO - A Poética e a Musicalidade dos Loucos nos 14 anos de Rua


Data: 10 e 11 de julho


Horário: 14hs às 17hs


Local: Google Meet


Informações: (81) 98427-6877




Post em Destaque
Curta Trupe Circuluz
bottom of page