Trupe Circuluz realiza projeto para analisar os processos pedagógicos dos grupo de Teatro de Rua
Foto: Adriano Lima / Gambiarra Imagens
A iniciativa é realizada em parceria com o Nutrua - Núcleo de Estudos em Teatro de Rua da UFPE e busca entender os processos pedagógicos de formação das atrizes e atores dos grupos de Teatro de Rua, através da realização de oficinas com os grupos - Loucos e Oprimidos da Maciel; Grupo Cafuringa e a Trupe Circuluz
Analisar, divulgar e fomentar os processos pedagógicos de formação das atrizes e atores nos núcleos dos grupos de Teatro de Rua em Pernambuco, são objetivos do projeto Circularidades: A formação em grupo no Teatro de Rua de Pernambuco. A iniciativa é da Trupe Circuluz de Olinda em parceria com o Nutrua - Núcleo de Estudos em Teatro de Rua da UFPE e conta com o incentivo do Funcultura. Ao final será criado uma revista online com artigos produzidos, a partir da experiência vividas no projeto e disponibilizada de forma gratuita.
O projeto busca entender, a partir das experiências e olhar de quem faz teatro de rua no estado, com a realização de oficinas realizadas pelos grupos: Grupo de Teatro de Rua Loucos e Oprimidos da Maciel; Grupo Cafuringa e a Trupe Circuluz. A proposta é registrar e compreender as práticas pedagógicas realizadas em seus processos de criação, ensaio, montagem e apresentação para fomentar e fortalecer essas práticas para descortinar o valioso campo do processo criativo desses grupos.
Esses registros serão valiosos para o fortalecimento da prática do Teatro de rua em Pernambuco, além de ser importante para a formação em Teatro. A ausência de compreensão desses processos pedagógicos refletem se comprovada na falta de uma disciplina de Teatro de rua, em cursos e escolas de teatro em funcionamento no estado, que não contam suas grades curriculares e planos pedagógicos de uma disciplina voltada para o Teatro de Rua.
Foto: Marília Vilas Boas
É entendendo essa particularidade do Teatro de Rua pernambucano, da não falta de oferta de cadeiras e cursos voltados para essa forma de teatro, que a Trupe Circuluz iniciou em parceria com o Grupo de Pesquisa Teatro e Comunidade com orientação do Prof. Dr. Bruno Siqueira e criou o NUTRUA- Núcleo de Estudos em Teatro de Rua. Nele promove-se encontros práticos e teóricos de experimentação nessa modalidade de teatro, tendo como público alvo estudantes de licenciatura em teatro e público interessado.
Além das oficinas realizadas com os grupos citados, o projeto prevê um “oficinão”, que será um momento onde os grupos participantes, em um espaço de circularidades de conhecimento, onde a premissa é a troca. Também serão realizados debates individuais com cada grupo que ministrou oficina.
Revista eletrônica Circularidades: A Formação em grupo no Teatro de Rua Pernambucano
Nessa etapa coordenação, orientador e pesquisadores irão se debruçar sobre as experiências vividas e relatar esse processo através da escrita de artigos tendo como tema a formação em Teatro de Rua nos grupos pernambucanos. Os artigos estarão disponíveis em uma revista on-line e podendo ser acessada publicamente pelo público interessado.
Acessibilidade
O projeto contará com um tradutor de libras no debate e no “oficinão”. O debate também será disponibilizado em formato de vídeo com descrição para o público de deficientes auditivos.
NUTRUA
Projeto de extensão realizado na UFPE, sob a coordenação de Raquel Franco e Prof. Bruno Siqueira, sendo um espaço de experimentação teórica e prática acerca do Teatro de Rua, onde a comunidade universitária e principalmente a comunidade fora dos muros acadêmicos possam acessar.
TRUPE CIRCULUZ
A Trupe Circuluz foi criada em Olinda-Pe, já tem 09 anos de estrada e utilizando como universo de criação e encenação o Circo, o Teatro de Rua, Cultura Popular, como campos integrados para a criação. Buscamos constantemente a interlocução com o público e arte pública, nesse sentido as praças, ruas, avenidas, pontes, viadutos, todo e qualquer lugar urbano são tomados por nossas criações como espaços de construção de encontros, “ludi-cidade” e arte.
FICHA TÉCNICA
Coordenação: Raquel Franco
Atores Pesquisadores:
Ana Rafaela; José Eudes, Josué Buarque, Krys Cipriano, WAY, Rômulo Ramos
Orientação pedagógica: Bruno Siqueira
Oficineiros: Grupo de Teatro de Rua Loucos e Oprimidos da Maciel, Grupo Cafuringa, Trupe Circuluz.
Produção: Alexandre Menezes
Assessoria de Imprensa: Sandro Barros
Registro de Imagens: Adriano Lima
Realização: Trupe Circuluz e Nutrua
Incentivo: FUNCULTURA - FUNDARPE - PERNAMBUCO
Comentarios